quarta-feira, 3 de junho de 2009
SHIATSU - TERAPIA MANUAL
A técnica
Nascida no Japão, o Shiatsu é uma técnica de massagem aplicada ao corpo por um caminho chamado Meridianos (por onde a energia circula). É administrada pelos polegares, dedos e palmas, tendo como significado pressão dos dedos (shi= dedo e atsu= pressão).
Para a medicina oriental, os pontos doloridos do corpo, são pontos de bloqueio de energia vital e de desarmonia energética. Cada meridiano está ligado a um órgão ou função que pode ser tocado. O Shiatsu não é uma técnica de massagem simples, ela exige conhecimento de anatomia e principalmente do percurso exato dos Meridianos, sendo aplicada somente por profissionais formados.
"A terapia é baseada numa concepção oriental onde acredita-se que a cura não deva ser feita através da doença. Busca-se o fenômeno que a provocou naquele doente, deixando claro que cada paciente é um único em sua individualidade", esclarece o professor especializado em Educação Postural e Shiatsu Terapeuta, Alex Sandro Rodrigues Madruga.
Divisão do Shiatsu
Madruga explica que a técnica ainda pode ser dividida em duas modalidades:
Shiatsulaboral que normalmente é aplicado com um tempo aproximado de 10 min a 15 minutos, feito na cadeira;
Shiatsu Geral com um tempo aproximado de 45 min a 1 hora de caráter mais terapeutico.
Quem pode receber a massagem
As pessoas que normalmente procuram esta técnica são as que possuem dores na região lombar, cervical, sacro-ilíaca. “No geral possuem um quadro de dor no corpo e por vezes buscam somente o reequilíbrio das funções vitais, pois a técnica atua em diversos meridianos do corpo, proporciona um relaxamento e alívio geral”, relata o profissional. “É uma massagem intensamente agradável e relaxante, sempre saio da clínica muito melhor do que cheguei”, afirma Júlia Cunha, estudante de Letras, que faz Shiatsu há três meses.
Por que procurar esta terapia?
Segundo o Shiatsu Terapeuta, além de aliviar as dores locais Shiatsu também funciona como medicina preventiva. “O objetivo é a harmonia e a manutenção da força vital, acreditando que o corpo harmonizado energeticamente é saudável e não necessita de medicamentos”, conclui.
Foto: divulgação de Alex Sandro Rodrigues Madruga
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário