quarta-feira, 17 de junho de 2009

A cura por meio de remédios naturais



O que é a Homeopatia?

É tratar um indivíduo que está doente com um medicamento que apresente (quando experimentado no homem sadio), os mesmos sintomas que ele apresenta. Ou seja, se uma pessoa saudável ingerir doses tóxicas de certa substância, irá apresentar sintomas como dores gástricas, vômitos e diarréia. Mas, se esta mesma substância for preparada homeopaticamente, o enfermo obterá a cura.

A maior dificuldade enfrentada pelos profissionais é esclarecer que a Homeopatia não tem a ver com misticismo ou crenças. Rudmar Mendes Moscarelli trabalha há 28 anos na área e acrescenta que alguns fatores são analisados para se entender o que está acontecendo com o paciente : “O método têm uma ação metafísica, além da ciência, que harmoniza corpo-mente e a parte emocional”. Carla Amarante, psicóloga, passou a utilizar o método há três meses para inibir o apetite e está contente com o resultado. “Esses medicamentos me ajudaram a conter a compulsão pela comida”.

Medicamentos homeopáticos


São preparados a partir de substâncias extraídas da natureza, provenientes dos reinos mineral, vegetal ou animal.
Para que a substância seja usada como medicamento homeopático, é necessário um prévio conhecimento de sua potencialidade curativa.

Cuidados com o medicamento homeopático

- Sempre mantê-los nos frascos originais e bem fechados.
- Levar o medicamento diretamente à boca sem contato com as mãos no momento de tomá-lo. Evitar também que o conta-gotas ou tampa do frasco toquem à boca para que não ocorra contaminação e feche imediatamente o frasco.
- Antes e após cada dose, permaneça sem se alimentar por um intervalo mínimo de 30 minutos.
- Os medicamentos devem ficar longe de aparelhos que emitam radiação
- Nas viagens procurar guardá-los em sacolas térmicas ou caixas de isopor. Quando viajar de avião, evitar a exposição dos medicamentos aos raios X e arco magnético. Levá-los como bagagem de mão (desde que você não passe pelo raio X com eles), explicando aos funcionários do aeroporto que são medicamentos sensíveis às radiações.



Christian Friedrich Samuel Hahnemann, no final do século XVIII, determinou os princípios homeopáticos baseados na cura pelo semelhante. Através de uma experiência com a substância Similia Similibus Curantur (capaz de produzir alteração em um indivíduo saudável, quando dada em doses pequenas). É necessário aplicar um medicamento que contenha os mesmos sintomas que o doente apresenta.
Hahnemann resolveu testar em si próprio as propriedades da China officinalis, retirada da casca de arbustos chamados Rubiáceas, indicada para curar febre por ser capaz de produzir febre. Após este acontecimento, começou a registrar o efeito das substâncias no corpo de outras pessoas.
Em 1810, publicou seu livro mestre, chamado "O Guia de Medicina Homeopática", que foi aperfeiçoado em 1819, mudando o nome para "O Organon da Arte de Curar".

O método no Brasil
Em 1818, ocorreu o início da Homeopatia no país. Mas, apenas em 1840, através do médico francês Dr. Bento Mure, é que se propagou no Rio de Janeiro. A prática foi reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina em 1980. Dez anos depois, passou a constar no Conselho de Especialidades Médicas da Associação Médica Brasileira, deixando assim de fazer parte das terapias alternativas.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

SHIATSU - TERAPIA MANUAL



A técnica

Nascida no Japão, o Shiatsu é uma técnica de massagem aplicada ao corpo por um caminho chamado Meridianos (por onde a energia circula). É administrada pelos polegares, dedos e palmas, tendo como significado pressão dos dedos (shi= dedo e atsu= pressão).

Para a medicina oriental, os pontos doloridos do corpo, são pontos de bloqueio de energia vital e de desarmonia energética. Cada meridiano está ligado a um órgão ou função que pode ser tocado. O Shiatsu não é uma técnica de massagem simples, ela exige conhecimento de anatomia e principalmente do percurso exato dos Meridianos, sendo aplicada somente por profissionais formados.

"A terapia é baseada numa concepção oriental onde acredita-se que a cura não deva ser feita através da doença. Busca-se o fenômeno que a provocou naquele doente, deixando claro que cada paciente é um único em sua individualidade", esclarece o professor especializado em Educação Postural e Shiatsu Terapeuta, Alex Sandro Rodrigues Madruga.

Divisão do Shiatsu

Madruga explica que a técnica ainda pode ser dividida em duas modalidades:

Shiatsulaboral que normalmente é aplicado com um tempo aproximado de 10 min a 15 minutos, feito na cadeira;

Shiatsu Geral
com um tempo aproximado de 45 min a 1 hora de caráter mais terapeutico.





Quem pode receber a massagem

As pessoas que normalmente procuram esta técnica são as que possuem dores na região lombar, cervical, sacro-ilíaca. “No geral possuem um quadro de dor no corpo e por vezes buscam somente o reequilíbrio das funções vitais, pois a técnica atua em diversos meridianos do corpo, proporciona um relaxamento e alívio geral”, relata o profissional. “É uma massagem intensamente agradável e relaxante, sempre saio da clínica muito melhor do que cheguei”, afirma Júlia Cunha, estudante de Letras, que faz Shiatsu há três meses.

Por que procurar esta terapia?

Segundo o Shiatsu Terapeuta, além de aliviar as dores locais Shiatsu também funciona como medicina preventiva. “O objetivo é a harmonia e a manutenção da força vital, acreditando que o corpo harmonizado energeticamente é saudável e não necessita de medicamentos”, conclui.


Foto: divulgação de Alex Sandro Rodrigues Madruga